26 julho 2013

Tenha em mente e pratique:



  • Não importa quão boa seja sua base, pó e corretivo, você precisa tirar toda sua maquiagem antes de dormir sempre. Não pode deixar de fazê-lo nem um diazinho se quer. Por que? Porque a maquiagem que passou o dia no seu rosto foi a camada que recebeu todas as impurezas e poluições do dia, e se você manter essa poluição na sua pele de noite, ela irá se juntar com a produção de sebo (oleosidade, trocando em miúdos) e se transformará em um super monstro de óleo e impurezas. E você não quer isso na sua pele, quer? Lave seu rosto antes de dormir todos os dias, independente de ter ou não usado make - e, se usou, anteceda a lavagem com um bom demaquilante sem óleo (oil free).
  • Sempre escolha maquiagens sem óleo (oil free) e não comedogênicas (que não entopem os poros). Mesmo que sua pele seja mais seca, existem outras maneiras que colocar hidratação dentro dela que não através de óleo, e optar por ingredientes suaves e leves que não irão causar poros entupidos é não negociável. Mas calma: esses dois fatores costumam estar escritos na embalagem dos produtos, então é fácil descobrir se um produto tem essas características.
  • Para uma cobertura máxima, você precisará de primer, base, corretivo e pó. Não tente esconder todas as manchas e erupções apenas com um produto, pois o efeito será de argamassa no rosto. O ideal é construir camadas leves que se complementem
  • "Ouça" sua pele. O que eu quero dizer com isso é que veja se há algum ingrediente ativo em comum nas bases que costumam piorar a condição das suas espinhas. Como regrinha geral, evite a família dos "isopro-" em ingredientes ativos, assim como o manteiga de coco e de karitê nos emolientes. E perceba por experiência própria quando algo irrita sua pele. Por exemplo: algumas pessoas se dão muito bem, mas eu tenho uma reação de leve à moderada sempre que uso uma base com protetor solar físico Octinoxate. 
  • Teste antes de comprar. Grandes marcas e lojas muitas vezes tem amostras (embora aqui no Brasil, infelizmente, essa ainda não é uma prática comum), mas você pode até levar um potinho pequeninho (pense em uma metade de um compacto de lentes de contato) e pedir para o gerente se pode colocar uma quantidade mínima do produto lá, para testar em casa e ter certeza que gostará. Muitas vezes você precisa usar a base por um período maior de tempo para perceber se ela irá irritar sua pele ou não.
  • Persista. Existe uma maquiagem que dará certo na sua pele, confie nisso! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário