04 agosto 2013

- Cuide do seu Cabelo


Há várias hidratações e máscaras faciais incríveis que podem ser feitas em casa, gastando pouco, que servem pra todos os tipos de cabelo e de pele! Nem sempre podemos ir ao salão de beleza ou comprar cosméticos caros, mas é possível hidratar os fios e o rosto com produtos que já temos na cozinha e que, muitas vezes, nem imaginamos que são ótimos pra essa função.
Estou sempre em busca da fórmula da hidratação perfeita, combinando e testando um monte de “ingredientes”… E encontrei! A receita deixa até o mais ressecado dos cabelos macio, brilhante, hidratado, sedoso e sem frizz.

Sabem do melhor? Também deu super certo no rosto! A mesma receita (sem o creme de tratamento capilar e o azeite) pode ser usada como máscara facial. Vou ensinar a usar a mistura tanto no cabelo quanto no rosto, dando dicas e ensinando também alguns cuidados com a pele e como fazer uma esfoliação caseira!

CABELO


-Você ira precisar De :



  • 1 abacate maduro (cabelos normais, mistos ou secos) ou 2 bananas maduras (cabelos oleosos)
  • 1 copo de iogurte natural
  • 2 colheres (sopa) de mel
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva
  • 1 colher (sopa) do creme de tratamento de sua preferência

 Abacate: Indicado para tratar os fios ressecados e danificados. Hidrata profundamente, nutre e dá brilho.
Banana: Também é indicada para tratar os fios ressecados e danificados. Hidrata muito o cabelo!
Iogurte: Rico em proteína, reconstrói os fios, devolvendo brilho e força.
Mel: Ideal para cabelos que necessitam de maciez e brilho. Regenera, hidrata e tonifica os fios. Na pele, pode ajudar com acne, pois é um agente antimicrobiano.
Azeite: É responsável por nutrir e dar brilho ao cabelo, além de ter poder antioxidante e ajudar na umectação dos fios.
As duas hidratações são ótimas, tanto com abacate quanto com banana! Mas o abacate é rico em óleo, por isso não é recomendado pra cabelos oleosos. Se o seu cabelo for oleoso, prefira a banana. Se for normal, misto ou (principalmente) seco, prefira o abacate.

-E como fazer?
1- Antes de tudo, lave os cabelos com um shampoo anti-resíduos (da marca que preferir). Ele serve pra remover as impurezas, a sujeira e os restos de produtos que ficaram acumulados. Além disso, esse tipo de shampoo abre as cutículas dos fios, fazendo com que a hidratação seja mais potente, porque os produtos condicionantes penetram melhor no cabelo. Se não tiver nenhum, improvise usando um shampoo transparente que tiver em casa, já que ele limpa melhor que os outros por ter mais propriedades detergentes.
2- Amasse o abacate (ou as bananas) até formar uma pasta, depois passe numa peneira pra tirar os pedacinhos que sobraram. Caso prefira, bata a fruta inteira no liquidificador junto com os outros ingredientes. Só não pode deixar nenhum pedacinho, senão eles grudam no cabelo e fica muito difícil de enxaguar a mistura!
3- No mesmo recipiente, acrescente o iogurte natural, o mel, o azeite (extravirgem, de preferência) e o creme de tratamento (o que preferir, escolha o melhor creme ou máscara pro cabelo que tiver em casa). Misture bem ou bata tudo no liquidificador!
4- Aplique a mistura nos cabelos úmidos, mecha por mecha, com movimentos repetidos, começando logo abaixo da raiz e indo até as pontas. Essa técnica é chamada de “enluvar o cabelo” e serve pra aquecer os fios e estimular a absorção da máscara. Passe em toda a extensão dos fios, menos na raiz – pro cabelo não ficar oleoso –  porque ela já possui sua oleosidade natural.
5- Com a mistura já aplicada no cabelo, coloque uma touca ou enrole um pedaço de papel alumínio cobrindo todos os fios. Deixe agir por 30 minutos!
6- Enxágue bem retirando completamente a mistura. Depois disso, lave o cabelo normalmente com o shampoo que preferir (é melhor que seja hidratante) e condicionador/máscara de tratamento. Deixe o cabelo secar naturalmente!
Pra hidratar e nutrir o cabelo mais ainda, aplique leave-in ou óleo de argan nas pontas. É muito importante pentear o cabelo com cuidado, senão os fios arrebentam! Use um pente de dentes largos, começando pelas pontas e depois passando por toda a extensão. Se fizer escova, usar chapinha ou secador, lembre-se sempre de passar nos fios um protetor térmico específico. Ele protege o cabelo do calor excessivo e, consequentemente, da perda de água e do ressecamento.
Caso precise fazer uma hidratação mais rápida e prática, faça a mistura apenas usando iogurte natural, mel, azeite e creme de tratamento. Apesar de não ser tão potente quanto a mistura com abacate/banana, também é muito boa!